Código de barras GS1-128 – fonte para Windows e impressoras laser

O GS1-128 anteriormente intitulado de UCC/EAN-128 é um tipo de código de barras linear alfanumérico (Código de Barras GS1-128 (AI’s GS1), 2008) que representa Identificadores de Aplicação e permite a inserção de uma maior quantidade de informação e dados adicionais assim como números de série, datas de validade, ou medidas e também de algo muito importante como o número de lote de produção. É um tipo de simbologia de identificação de produtos com maior necessidade de serem rastreados e que é especialmente de utilização logística e para produtos hospitalares.

ESTRUTURA250px-SSCCsampleEAN128

O código GS1-128 não vale tanto por ser um código de barras, visto ser um derivado da codificação em barras do código 128, mas sim pela simbologia e estrutura utilizada. A estrutura deste é por ordem de aparecimento a seguinte:

  • caractére de início segundo estrutura do código 128 (START-A, START-B ou START-C);
  • caractére FNC1 do código 128;
  • identificador de aplicação;
  • dados codificados;
  • dígito verificador ou em inglês check digit;
  • caractére que identifica o final do código.

 

Identificadores de Aplicação

Identificadores de Aplicação (IA) ou em inglês Application Identifiers (AI) são prefixos numéricos usados no GS1-128, que se encontram entre parêntesis e a seguir a cada um encontra-se a informação alfanumérica relativa ao IA em causa, para assinalar e identificar o tipo de informação e o formato em que se encontra (EAN/UCC Application Identifier, 2006). A melhor maneira de definir o que realmente são os Identificadores de Aplicação é através da citação de PAIXÃO (2006, p.32), que diz que estes são "pequenos segmentos de informação normalizada e aceites globalmente, que se vão intercalar com os dados propriamente ditos". A maior parte da informação necessária para uma eficiente rastreabilidade dos produtos encontra-se com um número de Identificador de Aplicação atribuído. A informação possível de encontrar é informação relativa a medidas, proporções, quantidades, prazos e datas (validade, recepção, expedição), unidade logística (SSCC), GTINs (Global Trade Item Numbers), entre outras coisas. Cada fabricante deve proceder ao uso dos Identificadores de Aplicação que achar mais convenientes para uma melhor rastreabilidade dos produtos na cadeia logística.

SSCC

O SSCC é o código de série de unidade logística ou em inglês Serial Shipping Container Code e é um dos mais importantes identificadores de aplicação usados na rastreabilidade de produtos que contém 18 dígitos e tem o prefixo (00). Destina-se principalmente à movimentação e transporte de materiais e mercadorias (sejam elas mono ou multiprodutos). Todas as unidades logísticas têm de possuir este identificador de aplicação. Este AI assegura um número exclusivo para cada uma unidade logística sendo através deste que se pode verificar de que unidade o produto veio.

GTIN

GTIN é o acrónimo para Global Trade Item Number e é o código principal identificador de qualquer produto que pode conter entre 8 a 14 dígitos e tem como prefixo (01). É o código usado desde o fabricante até ao ponto de venda a retalho e serve apenas para identificar as características mais básicas de um produto tais como país onde foi produzido, empresa que o produziu e qual o produto em si (GTIN – Global Trade Item Number, 2007). Pode-se dizer que é o número do vulgar código de barras de quando vamos a uma loja fazer compras.

Para comprar sua fonte de código de barras GS1-128, nos formatos Windows True Type (TTF), PCL (impressoras laser) ou Postscript (PS) entre em contato:

GB NETWORK & PRINT
TEL: (11) 5535-4857
EMAIL:
comercial@gbnet.com.br
skype: gbnetwork

Textos relacionados: