Correios utilizam código de barras 2D Datamatrix como estampa no lugar do selo

Já faz algum tempo que os Cdatamatrix_selo_carta_correio_thumborreios adotaram uma nova formatação de estampa (selo) para cartas postadas em sua rede de ACFs (Agência Franqueado dos Correios). Essa estampa inova com a utilização do código de barras bidimensional Datamatrix, que  permite armazenamento de até 172 itens numéricos ou 127 caracteres, nas dimensões de 21,3 x 21,3 mm.  A imagem ao lado, é uma digitalização de um postagem real dos Correios com a nova estampa.

Também conhecido como GS1 DataMatrix esse código de barras permite codificar informações em espaços muito menores que os códigos lineares e agregar informações adicionais como código do produto, lote e validade e exige um leitor de código de barras bidimensional para leitura.

A versão DataMatrix ECC200 suporta a verificação de erros de codificação avançada e algoritmos de correção (reed-solomon). Esses algoritmos permitem o reconhecimento de códigos de barras que estejam até 60% danificados.

A nova estampa dos Correios possui uma formatação que deve seguir o layout abaixo e conter os seguintes campos:

estampa_correios_codigo_barras_datamatrix_campos

Sua empresa também pode se beneficiar da utilização da tecnologia do Datamatrix.

A GB Network, líder no mercado brasileiro em código de barras, pode oferecer as seguintes soluções/softwares para geração e impressão do DataMatrix:

  • Fontes na versão Windows, fonte Trutype (TTF) com conversão via DLL;
  • Fonte no formato PCL através dos módulos Barcode Jet/BarDIMM ou BarStorm, ambos compatíveis com impressoras laser PCL5;
  • Softwares de dados varíaveis (VDP) que permitem a inserção do código de barras DATAMATRIX no job de impressão do cliente, ou mesmo no arquivo PDF final.

Para maiores informações, entre em contato com a GB:

logo GB com dados contato

Textos relacionados: