O que é e como funciona o código de barras DataMatrix?

O código de barras Data Matrix é uma simbologia de código de barras 2D (bidimensional), que pode armazenar de 1 até cerca de 2.000 caracteres.

codigo_de_barras_fontes_DATAMATRIX

Também conhecido por Data Matrix, ECC200 (terminologias em inglês) ou GS1 DataMatrix esse código de barras permite codificar informações em espaços muito menores que os códigos lineares e agregar informações adicionais como código do produto, lote e validade. Tornou-se o principal código do segmento hospitalar por permitir a identificação de itens tão pequenos quanto uma ampola de 5ml, permitindo a rastreabilidade e garantido a segurança do paciente.

A versão DataMatrix ECC200 suporta a verificação de erros de codificação avançada e algoritmos de correção (reed-solomon). Esses algoritmos permitem o reconhecimento de códigos de barras que estejam até 60% danificados.

O GS1 DataMatrix exige um leitor de código de barras bidimensional por isso não deve ser utilizado para identificação de itens que precisam passar pelo ponto de venda que possui apenas leitores lineares.

A GB, líder no mercado brasileiro em código de barras, pode oferecer as seguintes soluções para geração e impressão do Data Matrix:

  • na versão Windows, fonte Trutype (TTF) com conversão via DLL;
  • no formato PCL através dos módulos Barcode Jet/BarDIMM ou BarStorm, ambos compatíveis com impressoras laser PCL5;
  • impressão gráfica em material publicitário, etiquetas, rótulos, embalagens, etc;
  • Geração de imagens em alta resolução;

Entre em contato conosco:

GB NETWORK & PRINT
TEL: (11) 5535-4857
EMAIL:
comercial@gbnet.com.br
skype: gbnetwork

Textos relacionados: