DHL soluciona problemas de impressão com solução da GB + Capella e HP

Veja como a GB resolveu um sério problema de impressão na DHL Brasil com uma solução da Capella Technologies + Impressoras Laser HP.

dhl-logo

PROBLEMA

A DHL Brasil realizava a impressão de importantes documentos relativos à sua operação logística utilizando uma solução tecnológica, que com o passar dos anos, tornou-se obsoleta. Trata-se do IPC BOX (intelligent print controller) que por ser antigo, funciona somente em porta paralela.

Por ser um produto obsoleto, não há similar para reposicionamento no mercado e as unidades de backup da DHL aos poucos estão se reduzindo. Quando viável, os equipamentos defeituosas era levados a técnicos em eletrônica para reparo

ipc-box
(foto do IPC BOX)

Além da obsolescência do IPC BOX, outro problema que a DHL Brasil enfrentava era a dificuldade em encontrar impressoras laser corporativas atuais que tivessem porta paralela disponível.

Todos os arquivos de impressão que passavam pelos dispositivos IPC BOX eram provenientes de sistemas legados da DHL que ficam na Alemanha. Isso impedia a customização de uma solução para o Brasil; e a captura dos documentos para estudo de solução era difícil.

Esse era um problema global da DHL que estava na lista de prioridades para o ano de 2012, uma vez que o problema local (Brasil) também ocorre em outros países.

Nota do Autor: a solução é tão antiga e foi descontinuada há tanto tempo que há dificuldade em encontrar referências técnicas ao produto em ferramentas de busca na web.

SOLUÇÃOcapella-formport

A GB Network & Print resolveu o problema da DHL em três etapas.

1º Através de ferramentas da Capella Technologies que foram instaladas em impressoras HP do cliente (que não dispunham de IPC BOX), o corpo técnico da GB conseguiu capturar diversos tipos de arquivos de impressão para analisá-los de forma bruta.

2º Formulários e processos foram desenhados utilizando o produto FormPort Design da suíte FormPort da Capella Technologies, de modo a reproduzir todas as tarefas executadas pelo IPC BOX.

3º Finalmente a ferramenta FormPort Flash foi instalada em diversas multifuncionais HP, juntamente com a solução desenvolvida.

 

RESULTADOS

Em Novembro de 2012 o projeto fez um ano do seu início de produção.

Durante esses 12 meses não houve uma incidência sequer de chamado de suporte.

A operação vem ocorrendo de forma totalmente transparente para os usuários e não houve qualquer impacto aos usuários.

A solução foi incorporada ao contrato de MPS (managed printing services) que a DHL tinha juntamente com a HP de modo que o impacto financeiro do processo foi baixíssimo.

Diversos custos indiretos que a DHL tinha com a manutenção de impressoras laser com porta paralela além da administração dos IPC BOX foram eliminados.

A próxima etapa será replicar a solução em outras partes do mundo que tem o mesmo problema.

Para saber mais informações sobre essa solução, entre em contato com a GB, líder no mercado brasileiro em soluções de impressão desde 1995:

GB Network & Print
TEL: (11) 5535-4857
EMAIL:
comercial@gbnet.com.br
skype: gbnetwork

Textos relacionados: