O comprovante de entrega é geralmente obtido quando um cliente assina uma nota aceitando uma entrega. Geralmente trata-se de documentos impressos que o cliente assina. Eles confirmam que um destinatário recebeu o pedido. As notas de entrega são utilizadas normalmente para documentar a transação.
A nota de entrega é um documento que lista a descrição e a quantidade dos produtos entregues ou dos serviços prestados. Uma cópia do documento, assinada pelo comprador, é devolvida para o vendedor como comprovante de entrega.
Por que o CE é importante?
A nota de entrega é a prova de que o cliente deve pagar a empresa. A gestão dos CEs, seu manuseio e seu armazenamento são de extrema importância para as empresas que administram sua logística de entrega. Esse é um processo fundamental porque, cada vez que um CE for perdido ou danificado, os pedidos não podem ser faturados e a empresa perde dinheiro. O CE assinado pelo cliente, literalmente impulsiona a receita da empresa.
Indústria alvo
A Cadeia de fornecimento é o grupo de parceiros comerciais (fabricantes, atacadistas, armazéns, operadores logísticos e distribuidores) envolvidos no deslocamento de um produto ou serviço do fornecedor ao cliente. As atividades da cadeia de fornecimento envolvem a transformação de recursos naturais, matérias primas e componentes em um produto pronto que é entregue ao cliente final.
Típica cadeia de fornecimento
Qual é o processo típico?
Após um pedido ser recebido, ele precisa ser processado. O motorista do caminhão recebe as notas de entrega para cada entrega do seu carregamento. Geralmente é uma pilha de papel impresso. Para cada entrega, ele precisa coletar a assinatura indicando que a mercadoria foi recebida no seu destino. O cliente pode fazer alterações na nota (como mudar quantidade), riscar uma linha inteira, indicar danos, ou pedir algo mais.
Em muitos casos, quando uma entrega não é completamente aceita, anotações e quantidades alteradas são marcadas a mão e depois são assinadas. Na verdade, isso alterra a transação de Pedido de Compra e do Faturamento. No final do dia, o entregador leva as notas de entrega preenchidas de volta para o escritório, e um funcionário processa manualmente as alterações necessárias no seu sistema empresarial ou ERP.
Quando o pedido de compra original não coincide com a nota de entrega, essas mudanças precisam ser feitas antes de uma fatura ser produzida. O tratamento de exceções manualmente, por meio de alterações nas notas de entrega feitas em campo, gera erros, o que por sua vez cria faturas imprecisas que aumentam os DVR (Dias de Vendas a Receber) e contribuem para aumentar a insatisfação dos clientes.
Quais são os principais problemas?
Esse processo é propenso a erros e é demorado porque a nota de entrega precisa passar por várias mãos antes de ser retornada com segurança ao sistema.
Os processos ainda são manuais e na maioria usam papéis. Os papéis frequentemente são perdidos ou danificados durante o transporte e manuseio, e rapidamente se acumulam em pilhas bagunçadas no escritório. Cinco por cento das notas de entrega são perdidas e têm que ser enviadas e assinadas novamente, o que não é nada bom para a confiança do cliente. Como a postagem das notas de entrega não pode ser feita até que o caminhão retorne, não é possível se comunicar em tempo real com o cliente. As alterações no pedido ou no estoque têm que ser digitadas manualmente. O processamento das notas de entrega leva dias, e rabiscos feitos a mão dificultam a verificação e reduzem a confiabilidade delas.
Com o objetivo de reduzir o número de papéis, algumas organizações têm computadores portáteis. Os computadores portáteis são robustos e geralmente são integrados aos sistemas de ERP. No entanto, eles são caros, destinados a finalidades específicas e nada fáceis de se utilizar. Eles não permitem a interação, personalização ou um conteúdo dinâmico. Eles impedem o acesso a dados em tempo real, o que é vital para a resolução rápida e eficaz do problema. Os motoristas não podem adicionar facilmente conteúdo ao CE (conteúdo visual, notas, etc.). Na verdade, de acordo com o relatório de mobilidade de Tecnologias de Campo, menos de 36% das empresas podem adicionar conteúdo visual ou interativo às informações coletadas em campo, o que afeta negativamente a experiência do cliente. Os computadores portáteis são a tecnologia de ontem, e estão sendo rapidamente substituídos por tablets e telefones, que têm um baixo custo.
O que as empresas procuram:
1. Eliminar os processos em papel e passar a utilizar dispositivos móveis.
2. Aumentar a precisão.
3. Solução que se adapte facilmente aos seus sistemas e processos e que não requeira
mudanças ao atual sistema de ERP.
4. Reduzir o custo operacional e melhorar a experiência do cliente.
Por que escolher nossa solução?
- Conecte-se facilmente ao ERP, continue a imprimir notas de entrega, mas envie-as para Tablets, para a interação entre o motorista responsável pela entrega e o cliente.
- Passe ao digital, deixe de usar papel, elimine a digitalização.
- Retorne as notas de entrega ao escritório após cada entrega, em tempo real
- Não há necessidade de conexão com a internet, isso funciona off-line
- Gerencie exceções em tempo real
- Melhore a experiência do cliente
Como a solução funciona?
1. As notas de entrega são impressas como de costume, o trabalho de impressão é interceptado e se transforma em uma aplicação web que pode ser executada em um aplicativo em um tablet ou telefone.
2. O motorista as transmite ao seu tablet ou telefone e as notas de entrega do dia são baixadas
automaticamente.
3. Se alterações forem necessárias, elas podem ser feitas diretamente na nota de entrega que está agora no tablet. Isso pode incluir:
a. Tirar fotos como prova de caixas danificadas
b. Tomar notas
c. Alterar quantidades
d. Obter coordenadas de GPS
e. Capturar assinatura, data e hora
4. Quando as notas de entrega estiverem preenchidas elas serão retornadas automaticamente para processamento. Se não houver conexão com a internet, elas podem ser colocadas em fila e quando uma conexão estiver disponível, elas serão sincronizadas imediatamente.
5. As notas de entrega podem ser retornadas ao escritório após cada entrega, em tempo real. De volta ao escritório, as notas de entrega assinadas eletronicamente são comparadas com os originais e o pedido. Se tudo corresponder perfeitamente, a fatura pode ser criada e enviada imediatamente, eliminando dias e até mesmo semanas de tempo de processamento.
Principais benefícios:
- Não requer mudanças no sistema de ERP atual, o processo continua o mesmo
- Projeto completamente personalizável e adaptável para telefone ou tablet
- Gera formato PDF para EDM e metadados para upload automático em um ERP
Para mais informações, entre em contato!
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Telefones: (11) 5535-4535 / 4857
e-mail: comercial@gbnet.com.br
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