Código de Barras GTIN – EAN 13

  • O que é o GTIN ?

GTIN, é a sigla de Global Trade Item Number é um identificador para itens comerciais
desenvolvido e controlado pela GS1, antiga EAN/UCC. Os códigos de barras GTINs, anteriormente chamados códigos EAN, são atribuidos para qualquer item (produto ou serviço) que pode ser precificado, pedido ou faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimentos. O GTIN é  utilizado para recuperar informação pré-definida e abrange desde as matérias primas até produtos acabados.

barcode_ean13 
código de barras GTIN-13/EAN

Este é um dos mais importantes código de barras do mercado e o principal identificador de qualquer produto, que pode conter entre 8 a 14 dígitos. É o código usado desde o fabricante até ao ponto de venda e serve apenas para identificar as características mais básicas de um produto tais como país onde foi produzido, empresa que o produziu e qual o produto em si. Pode-se dizer que é o número do vulgar código de barras de quando vamos a uma loja fazer compras.

GTIN é um termo “guarda-chuva” para descrever toda a familia de identificação das estruturas de dados GS1 para itens comerciais (produgos e serviços). GTINs podem ter o tamanho de 8, 12, 13 ou 14 digitos e podem ser construidos utilizando qualquer uma das quatro estruturas de numeração dependendo da aplicação.

Há 4 maneiras de construir o GTIN :

GTIN-NFe-Estrutura-de-Dados

O código da empresa poderá ter de 7 a 11 dígitos, dada no momento da filiação da empresa na GS1 Brasil. Os dígitos subsequentes referem-se à codificação do produto. O último dígito do código de barras é o dígito verificador. Associada à GS1 Brasil, o código de barras será iniciado por “789” ou “790”.

Para baixar uma demo da fonte de código de barras GTIN/EAN-13 no padrão Windows (True Type-TTF), clique no link abaixo. Para outros formatos entre em contato.

download-button-peq

Se você é fabricante e tem um produto que de uma numeração de código de barras GTIN / EAN-13 você deve entrar em contato com a GS1 Brasil para requisitar o seu número. Para imprimir este código de barras no seu produto, diretamente na embalagem ou numa etiqueta entre em contato com a GB, líder em código de barras no Brasil, desde 1995, e com milhares de clientes atendidos:

GB NETWORK & PRINT
TEL: (11) 5535-4857
EMAIL:
comercial@gbnet.com.br
skype: gbnetwork

Textos relacionados: