Dia% reduz custos com padrão de códido de barras GS1

1421417301_Jerez-TV-Maxi-Dia-01A rede Dia %, cadeia internacional de supermercados, investiu em 2014 na implantação de um projeto de automação de recebimento, movimentação e expedição de cargas logísticas com o uso da tecnologia de identificação e captura de informação com códigos de barras, usando padrões da GS1.

Com o objetivo de manter a característica de otimizar custos em toda a cadeia, desde os centros de distribuição até as lojas, a rede buscou se alinha com o padrão utilizado em sua empresa matriz, na Espanha.

O projeto de automação envolveu a implantação do padrão GS1-128, código de barras que fornece informações precisas como data de validade, quantidade, número do pedido, lote e outros dados.

Para auxiliar na transição para o novo padrão, a entidade reuniu fornecedores que já atuavam com o padrão GS1-128 para ministrar treinamentos e explicar os objetivos do projeto. Entre os parceiros envolvidos na primeira fase do projeto estão Unilever e Nestlé.

Estas empresas passaram a enviar para o DIA% cargas e caixas paletizadas com o padrão de codificação GS1-128, tornando o processo logístico muito mais eficiente.

Antes da mudança, o centro de distribuição da rede gastava em média 30 minutos para finalizar o processo de recebimento com descarregamento, emissão de etiquetas, gravação no sistema e armazenagem. Com o novo modelo, tempo médio estimado é de 12 minutos.

Além disso, o projeto gerou economia na impressão de etiquetas que identificam a carga e fazem recebimento. Para suportar esta necessidade havia um custo com etiquetas, impressora, manutenção da impressora, além de atividades operacionais e administrativas.

A empresa tinha um gasto médio mensal de R$ 63,00 por fornecedor com a operação de etiquetas. Com o novo modelo de recebimento automatizado usando como base a leitura do padrão GS1-128, não haverá despesas com etiquetas, gerando economia média de R$ 3 mil por unidade.

No projeto de recebimento automatizado com o código de barras, a próxima etapa é agregar novos fornecedores durante o ano de 2015.

Hoje, o DIA% conta com mais de 7 mil funcionários no Brasil, com 7 centros de distribuição e mais de 500 lojas distribuídas nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia.

A rede DIA% nasceu na Espanha e, com ritmo agressivo de expansão, conquistou espaço em mais cinco países: Argentina, Brasil, China, França e Portugal. Hoje conta com mais de 9 mil lojas, entre próprias e franquias, 45 plataformas logísticas e cerca de 50 mil colaboradores.

Sua empresa precisa de emitir o GS1-128? Entre em contato com a GB Network & Print, há 20 anos no mercado Brasileiro, parceiro GS1 e o maior fornecedor de fontes e soluções de código de barras:

LogoGB150x150GB Network & Print
TEL: (11) 5535-4857
EMAIL:
comercial@gbnet.com.br
skype: gbnetwork

Textos relacionados: