A importância vital da proteção de dados!

Recentemente, depois de fazer algumas compras online, recebi uma mensagem de texto no meu telefone: “A entrega está agendada, mas os custos de envio precisam ser pagos”. Incluído na mensagem estava um link, o que me fez pensar. O e-mail de envio tinha o mesmo domínio do vendedor e tudo parecia autêntico. Mas desconfiei …

Com a oportunidade de fazer compras globalmente e os preços incríveis de alguns itens de uma determinada empresa chinesa, às vezes enfrentamos taxas alfandegárias adicionais. Neste caso particular, eu sabia que aquele site sempre inclui todos os custos no pagamento. Então, para satisfazer minha curiosidade, digitei o URL em uma janela anônima do meu laptop, onde imediatamente me disse que o site não é seguro. Se eu tivesse clicado neste link no meu telefone, essa mesma mensagem talvez não tivesse sido exibida e poderia ter resultado em roubo de senha, acesso a contas bancárias etc.

Quando todas as informações parecem autênticas ou quando estamos concluindo transações às pressas em dispositivos móveis, é fácil cometer um erro. Por exemplo: recentemente, um membro da minha família recebeu uma notificação de que seu cartão do banco precisava ser substituído. Bastava clicar no link para iniciar o processo de emissão de um novo cartão. Ele estava prestes a clicar no botão quando percebeu que não tinha conta no banco em questão.

Sempre houve essas tentativas de obter acesso a contas e roubar pessoas, mas os golpes online e a atividade de phishing aumentaram muito durante a pandemia. Talvez os malfeitores tenham mais tempo agora ou talvez suas vítimas sejam menos desconfiadas. Quem sabe? O que sabemos é que tudo começa com o acesso a certos dados por indivíduos não autorizados.

A importância da proteção de dados em ambientes corporativos

A proteção de dados sempre foi um grande tópico em ambientes de TI, e a LRS tornou-se um grande negócio fornecendo soluções seguras de impressão e digitalização para nossos clientes. Por meio de nossas aquisições de empresas como Capella, Cirrato e Drivve, pudemos incorporar rapidamente tecnologias avançadas aos produtos MFPsecure/Print e MFPsecure/Scan para melhorar a segurança dos documentos. Usando o secure pull print, o risco de documentos impressos serem vistos por alguém que não seja o ‘proprietário’ do documento é essencialmente zero, uma vez que o destinatário precisa estar fisicamente no dispositivo para liberar o trabalho de impressão. Para os processos de impressão e digitalização, os dados são transmitidos com segurança entre dispositivos e plataformas usando criptografia de ponta a ponta que minimiza os riscos de segurança. Ou pelo menos era verdade quando os funcionários trabalhavam em prédios de escritórios conectados à rede corporativa. Mas, como sabemos, muita coisa mudou no ano passado.

Mudando os tempos, mudando os requisitos

Recentemente, o LRS introduziu uma maneira de acessar e transmitir dados com segurança usando uma conexão de Internet pública ou pessoal, em vez de uma dentro do firewall corporativo. Isso dá aos administradores controle sobre a impressão segura, independentemente do tipo de conexão com a Internet, tudo sem comprometer a segurança. Mas, por sua vez, a necessidade de segurança e proteção de dados não pode limitar os funcionários quando se trata de executar trabalhos de impressão em locais diferentes do escritório. É por isso que os desenvolvedores de LRS trabalharam em uma série de melhorias em nosso software que compõem o que chamamos de LRS CloudPrint ou “Impressão pela Internet da LRS ‘.

A Impressão pela Internet permite que os funcionários imprimam dados de negócios como se estivessem na rede corporativa, tudo sem uma infraestrutura VPN complicada e cara. Isso inclui a capacidade de trabalhar com dados críticos de negócios de aplicativos SAP ou sistemas EMR em ambientes de saúde. Qualquer processo envolvendo impressão ou digitalização é gerenciado e documentado para garantir uma trilha de auditoria completa. As políticas da empresa relacionadas à impressão – se em vigor – podem ser aplicadas como se todos os dispositivos de impressão estivessem dentro do firewall. Da mesma forma, ao digitalizar documentos de um local remoto, estão disponíveis exatamente as mesmas opções que estariam no escritório real. Funcionários remotos podem literalmente trabalhar de qualquer lugar e acessar os dados da empresa a qualquer momento. Se você quiser saber mais, dê uma olhada no vídeo abaixo: vídeo.

Para terminar minha história de comércio eletrônico incompleto: enviei um e-mail ao vendedor para informá-lo de que pode ter ocorrido uma violação de dados, mas nunca ouvi falar dele. Isso me preocupa, pois sei com que seriedade a LRS trataria um relatório semelhante de um cliente sobre um possível problema de segurança. Da mesma forma, sabemos que nossos clientes contam com o software LRS para proteger a segurança dos dados de seus próprios clientes. Especialmente nestes tempos em que os usuários podem trabalhar a qualquer hora, de qualquer lugar e com inúmeros métodos de conexão de rede, vale a pena ter cuidado.

Por Lou Bartlett/LRS

Sua empresa precisa de uma solução segura para imprimir dentro e fora da sua empresa? Fale conosco:


GB Network & Print – Distribuidor Autorizado LRS
Telefones: (11) 5535-4535 / 4857
e-mail: comercial@gbnet.com.br
Skype: gbnetwork
Whatsapp: (11) 94847-4535

Textos relacionados: